Artigo: Associativismo em prol do Desenvolvimento Local

Artigo: Associativismo em prol do Desenvolvimento Local

Assumi em 2016 o compromisso de me dedicar voluntariamente à classe empresarial na busca do desenvolvimento sustentável de Araquari. Em novembro deste ano, fui reeleito para mais uma gestão a frente da Associação Empresarial de Araquari onde renovo meus votos de trabalhar em prol do associativismo empresarial.

Para próxima gestão, nossa bandeira será a qualificação profissional, visto que esse é um dos principais motivos das empresas instaladas no município não contratarem os profissionais de Araquari. Em outubro deste ano apresentamos aos vereadores uma proposta de projeto de lei em que toda a empresa beneficiada com isenção de Impostos baseada na Lei 1492/1999, deverá destinar o valor equivalente a 30% da isenção recebida para a qualificação técnica de jovens do município. O projeto tramita na Câmara de Vereadores e tenho certeza em afirmar que, se aprovado, será um marco para a cidade.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial a quarta revolução industrial vai acabar com o mercado de trabalho como conhecemos e até 2020 teremos uma perda de 5 milhões de empregos. O que significa que postos de trabalho irão desaparecer nos próximos 3 anos. A chave para passar por este momento de transição econômico e social é qualificando cada vez mais nossos jovens. Por isso, a ACIAA vai trabalhar nos próximos anos para assegurar a oportunidade de aprendizado para todos.

Gestão 2016/2017

Durante os dois anos da minha atual gestão, a ACIAA passou por diversas mudanças. Tivemos atualização nos processos internos e também na estrutura da nossa sede com o intuito de receber cada vez melhor nosso associado e oferecer os melhores benefícios.

No início da gestão, eu e minha Diretoria Executiva, criamos pilares de atuação no munícipio:

  1. Articular e representar os interesses políticos e econômicos do meio empresarial. Com este princípio em mente atualizamos o tradicional evento da entidade que é o “Café com Autoridades” que passou de mensal para ser realizada quatro vezes ao ano, assim foi possível nos dedicar mais no planejamento do evento trazendo sempre temas atuais e relevantes para discussão da classe empresarial e política. Foram oito edições em dois anos onde passaram pela ACIAA cerca de 800 pessoas. Em junho deste ano conseguimos ainda o feito de trazer o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo pela primeira vez a nossa entidade.

 

  1. Promover a cultura associativista, mediante a organização, mobilização e integração dos empresários. Com este objetivo, aderimos ao Programa Empreender e criamos em 2017 dois núcleos multissetorias o de Jovens Empreendedores e de Mulheres Empreendedoras. Realizamos reuniões Plenárias com os associados e aumentamos nossa participação nos eventos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, participando de treinamentos, eventos e plenárias regionais.

 

  1. Identificar as demandas dos associados e promover a melhor maneira de atendê-los. Para isso realizamos a reforma da estrutura da sede que incluiu: Banheiro feminino com acessibilidade, Escritório de Negócios em parceria com o SICREDI, Galeria de Presidentes com apoio da Acredicoop e NeuHaus Arquitetura, sala de reunião e ampliação do auditório, mudança de cozinha, novos aparelhos de ar condicionado, reforma elétrica, reboco, muros e pintura externa, Fachada e luminoso, mudança na porta de entrada e estacionamento. Também realizamos pesquisa e atualização de cadastro dos nossos associados para identificar as necessidades das empresas.

 

  1. Oferecer soluções que contribuam para o desenvolvimento das empresas e da comunidade local. Desta forma passamos a realizar o evento “Sessão de Negócios” e também a campanha “A gente tem” para aumentar a comercialização das Soluções Empresariais. Ainda aderimos ao GaranteNorte SC, que com o apoio do SEBRAE está em fase de implantação na região norte de SC e vai oferecer garantia de crédito para as empresas investirem em seus negócios. Ampliamos também a oferta de convênios que estão à disposição das empresas associadas e seus colaboradores e o calendário de treinamentos e palestras.

 

  1. Incentivar as mulheres empreendedoras nas discussões empresariais. Atuamos com a criação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras que tem como um dos objetivos o Empoderamento da Mulher. E em 2018 contaremos com maior participação de mulheres na Diretoria e conselhos da ACIAA.

Revendo todas nossas ações, fica claro que foram dois anos de muitas realizações e trabalho. Este ano um ciclo se encerra e começamos 2018 com uma nova gestão pela frente, nova diretoria e novos desafios. Temos a missão de nos reinventar e fazer ainda mais. Por hora, desejo aos associados e parceiro boas festas!

 

Eng. Alcidir Boaretto

Presidente da Associação Empresarial de Araquari – ACIAA na gestão 2016/2017 e reeleito para gestão 2018/2019.

Dezembro/2017

Send this to a friend