Presidente da ACIAA, Londry Turra participou da CooperAção no IFC.

Presidente Londry Turra, participou hoje da reunião CooperAção.

“Hoje, eu tive o privilégio de participar, no auditório do IFC, de uma reunião intitulada CooperAção, assim mesmo, com A maiúsculo, numa iniciativa do Engº James Schroeder, Secretário da Agricultura e da Pesca do nosso município”.

A Secretaria está tendo um apoio muito forte do IFC, cujo diretor geral, coordenadores dos cursos e professores, receberam efusivamente os produtores rurais, presente no evento e abraçaram vigorosamente o projeto do Secretário.

O projeto da Secretaria é, através do cooperativismo, fortalecer a agricultura (com boa representatividade presente) e a pesca (esta não se fez representar, em virtude da estação da tainha), qualificando o produtor rural, organizando-os, trazendo tecnologia às suas atividades (aí que entra o IFC), agregando valor aos seus produtos, ajudando-os a melhor administrar suas lavouras e tornando-os mais competitivos.

O Profº Cleder, diretor geral do IFC fez uma apresentação surpreendente do dinamismo implementado no Campus de Araquari, que saiu de 260 alunos para mais de 2.000, em 10 anos, das práticas acadêmicas, experimentação em campo, da formação e preparação dos alunos para empreenderem na atividade rural.

Fomos brindados com uma palestra da Vice Presidente da Coopajs de Jaraguá do Sul, que compartilhou conosco sua experiência de 14 anos, desde a formação até a consolidação da cooperativa em que atua.

Vimos uma grande oportunidade de o produtor rural ter acesso à informação e à formação, de forma gratuita, técnica e altamente profissionalizada, de conhecer os programas municipais e nacionais que podem trazer recursos para esse setor e ajudá-los na gestão de seus negócios.

Estiveram presentes no evento, comandado pelo Secretário da pasta:

Produtores Rurais de Araquari

Ludgero Jasper – Vice Prefeito de Araquari

Prof. Cleder Somensi – Diretor Geral do IFC

Jairo Costa – Coordenador de Cooperativismo e Empreend. do IFC

Ivanete de Souza, Vice Presidente da Cooperativa COOPAJS – Jaraguá do Sul

Engº Júlio Fialkoski – Produtor Rural em Araquari e ex-prefeito de Joinville

Vereador Nelson Bento da Silveira

Flávia Nunes – Técnica Agrícola da Secretaria da Agricultura e da Pesca

Novamente, explicito aos senhores associados, a intenção de criarmos um Núcleo Agrícola na ACIAA, de cooperarmos com a Secretaria da Agricultura e da Pesca, que num município com grande vocação industrial, topou o grande desafio de ajudar, desenvolver ações públicas que mantenham os produtores rurais da nossa cidade motivados e prósperos, incentivando-os não descontinuarem seus negócios e que as novas gerações estejam ainda mais preparadas para sucedê-los.

Abraços a todos (as)

Londry Turra – Presidente da ACIAA

Send this to a friend